contexto_ todo jornalista tem um motor em comum que move seu jeito de olhar o mundo: a curiosidade. _questionar e investigar a realidade atual, afetada por transformações constantes, é um exercício que ajuda a entender o tempo em que vivemos e a encontrar as melhores respostas. _o principal objetivo do Prêmio Petrobras de Jornalismo é reconhecer o talento dos jornalistas e estimular esse trabalho de busca incessante pela verdade. _nada mais oportuno e importante em um período em que informações falsas (ou pouco confiáveis) são divulgadas em diferentes canais de comunicação e redes sociais.


conceito_ ideia do conceito e marca para esta edição foi inspirada em uma das capacidades mais interessantes dos animais e humanos: a curiosidade. _a curiosidade é o impulso para tentar entender o que não se conhece, é a exploração, investigação, o aprendizado. _a ideia foi trazer esta capacidade incorporada a um elemento gráfico que simboliza “este lado curioso” do jornalista, é o “olhar” que aparece como se estivesse espiando um fato, dentro do “quinto” que representa esta edição. _as cores da marca – o verde e o amarelo – guiaram a paleta, por ser uma empresa totalmente brasileira.




cor_ a legibilidade e identidade foram os principais critérios para a escolha das cores. Em fundos escuros use a marca em branco, em fundos claros utilize a marca em P&B ou colorida. Em fundos intermediários, utilize a marca monocromática em branco ou preto.

















Direção de arte: Luiz Galante
Redação: Fernando Masini
Diretor de criação: Pedro Henrique
Agência: InPress Porter Novelli (2018)